Como fazer da hora do banho um momento gostoso? Nos primeiros dias é frequente alguma ansiedade por parte dos pais e o bebê pode ficar irritado. Em poucos dias, porém os pais ganham desenvoltura e conseguem ter tranquilidade para aproveitar cada vez mais esse momento. A hora do banho pode ser um momento de conversa e intimidade com o bebê: antecipe o que vai fazer, conte alguma coisa gostosa que aconteceu durante o dia, invente…

Como preparar o banho do bebê

É importante que o banho seja dado em um ambiente protegido de correntes de ar e da circulação de pessoas. A banheira deve ficar numa altura confortável para o adulto.

Organize e deixe a seu alcance tudo o que vai precisar: sabonete, toalha, fralda, algodão, roupinhas limpas…

A quantidade de água deve ser suficiente para que o bebê flutue e sua temperatura deve ser ao redor de 37 graus que é a temperatura do nosso corpo. Pouca quantidade de água não é o melhor, além de esfriar rapidamente. Utilize a região interna do antebraço, mais sensível, para sentir a temperatura da agua.

É importante higienizar o bebê caso tenha feito cocô, antes de colocá-lo na banheira. Não há contraindicações em molhar o coto ou deixar que fique submerso na água: depois do banho seque a inserção do coto na barriguinha do bebê, com um cotonete limpo, e aplique alcool a 70.

Dê preferência a sabonetes neutros (glicerina ou benjoim), ensaboando apenas a cabeça e os genitais do bebê. Comece ensaboando a cabeça enxaguando-a com cuidado para proteger os ouvidos do bebê. Para o restante do corpo, o sabonete contido na água do banho é suficiente.

Depois do banho use uma toalha fralda que é mais absorvente e macia do que uma toalha felpuda. Tenha cuidado em secar bem todas as dobrinhas, atrás das orelhas, pescoço e axilas.

Quando dar o banho?

A qualquer hora do dia ou da noite: o importante é criar uma rotina. Nos dias quentes você pode prolongar o banho massageando seu bebê e deixando-o sem roupas o máximo possível. No inverno dê preferência às horas mais quentes do dia. Os bebês costumam relaxam bastante após o banho, portanto, ele pode ser usado para acalmá-lo e para que faça um sono mais prolongado. Se por qualquer motivo o banho não for possível, não se preocupe, deixe-o para o dia seguinte.

Algumas dicas

  • Nunca deixe o bebê sozinho no trocador e muito menos na banheira.
  • Alguns bebês sentem maior segurança sentindo os pés apoiados na banheira.
  • Outros gostam de ficar de bruços, olhando para o fundo da banheira.
  • Avise  que chegou a hora do banho, assim o bebê poderá se preparar.
  • Não deixe que o banho ultrapasse 15 minutos, pois a pele do bebê pode ressecar.

No atendimento domiciliar pós-parto uma enfermeira poderá ajudar a família com a hora do banho. E quando o seu filho crescer vocês poderão assitir juntos o vídeo: Castelo Rá Tim Bum –  Ratinho Hora do Banho