Exercícios e alongamentos são indicados para mulheres que não apresentem problemas clínicos. É importante que você converse com o seu obstetra antes de se dedicar a qualquer exercício durante a gravidez.

DICAS PARA ALONGAMENTOS

• O ideal é que os exercícios de alongamento se tornem parte dos seus hábitos, assim como o banho diário ou os cuidados com os dentes. Alongue-se sempre que tiver vontade.

• Os alongamentos reduzem as tensões musculares, previnem as distensões, aumentam a consciência corporal e liberam os movimentos. No entanto, quando feitos de modo errado são prejudiciais.

• A maneira certa de se alongar é estirar-se lenta e delicadamente e permanecer relaxada, com a atenção focalizada nos músculos que estão sendo solicitados, respirando lenta e profundamente.

• Não é correto balançar-se para cima e para baixo ou alongar-se até sentir dor. Respeite os limites do seu corpo e não ultrapasse aquele ponto além do qual seria impossível prosseguir.

• Não importa o quanto você se alonga, importa apenas que você esteja se alongando corretamente.

DICAS PARA FAZER EXERCÍCIOS

• Não se esqueça de “respirar” enquanto faz os exercícios. Muitos, aliás, propõem uma coordenação entre movimento e respiração. Tente perceber como você respira.

• Quando mal executados, estes exercícios podem prejudicar a coluna, acarretando dores nas costas. Interrompa qualquer exercício ao sentir dor, especialmente nas costas. Entre em contato com o seu corpo e tente descobrir a procedência da dor.

• Procure manter o queixo próximo ao peito nos exercícios de solo. Desta forma você trabalha melhor a musculatura cervical.

• Quando sentir alguma área de seu corpo tensa ou dolorida, massageie-se. Acostume-se a massagear suas mãos e os seus pés.

• Leia as instruções para cada exercício com bastante atenção. Certifique-se de que você compreendeu corporalmente o que está escrito. Releia sempre que necessário.

• Alguns exercícios poderão ser realizados não apenas na gestação, mas em qualquer época da sua vida. Os cuidados com a postura e a movimentação correta deverão ser observados sempre: a formação de hábitos posturais corretos é fundamental à saúde.

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