Durante os nove meses de gravidez você carrega cada vez mais peso, que se concentra basicamente numa só área do seu corpo.
Este peso, por si só, exige um esforço muscular extra e pode provocar desconforto e dores que podem se acentuar se houver má postura e hábitos errados de sentar, levantar, deitar, abaixar.
Para ajudá-la a ter uma gestação com menos desconfortos e mesmo com prazer combine cuidados com a postura, movimentação adequada e exercícios.

DICAS PARA UMA BOA POSTURA

 

– Ao ficar de pé afaste ligeiramente os pés, deixe os joelhos relaxados e encaixe os quadris, deixando os braços soltos ao longo do corpo.
– Não deixe a barriga para frente, os joelhos travados, nem os ombros caídos para trás.

DICAS PARA SENTAR


– Use cadeiras de assento firme e reto, apoie toda a coluna no encosto e toda a planta dos pés no chão. Cadeiras ou poltronas cujos assentos impedem a expansão das nádegas e das coxas, e que não facilitam a coluna ficar reta, são bastante prejudiciais.
– Para levantar da cadeira coloque um pé a frente do outro no chão, solte o peso da sua cabeça e tronco á frente dos joelhos e, usando a musculatura das coxas, “empurre” os pés de encontro ao chão.
– Não use a musculatura lombar, já sobrecarregada, para se levantar.

DICAS PARA ABAIXAR E LEVANTAR

– Coloque um pé ligeiramente à frente do outro, dobre sempre os joelhos para se agachar e depois, mantendo as costas retas, “empurre” os pés de encontro ao chão, usando assim os músculos das coxas, para se levantar. Não use a musculatura das costas.
– Para apanhar coisas do chão ou levantar algum peso, o procedimento é o mesmo; quando for levantar algum peso agache-se, coloque o peso junto ao seu tronco e só então levante-se.
– Por mais cansada que você esteja não caia na tentação de dobrar o tronco à frente para pegar algum objeto do chão. Proteja sua coluna dobrando sempre os joelhos.

DICAS PARA DEITAR E LEVANTAR

– Dormir de costas não é recomendado. A melhor posição para dormir é “deitada de lado”, de preferência o lado esquerdo, com um pequeno travesseiro entre os joelhos (ou uma dobra da coberta) e um travesseirinho “calçando” a barriga.

– Evite colocar o braço debaixo do travesseiro e dormir toda encolhida.

– Para levantar apoie a mão no colchão e dê um impulso “empurrando” as mãos de encontro ao colchão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama, sentando-se.

– Quando a barriga começa a ficar mais pesada apoie as mãos no colchão e fique nos quatro apoios para depois sair da cama de “ré”

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